sexta-feira, 9 de setembro de 2011

* ALMEIRÃO



O almeirão (Chicorium intybus) é uma hortaliça da mesma família da alface e da chicória. Suas folhas são cobertas por pelos e possuem sabor amargo.

O almeirão é uma verdura de sabor amargo. Embora pertença à mesma família da chicória comum, elas são plantas bem diferentes, tanto na forma quanto no sabor.

O almeirão tem folha lisa, comprida e estreita, de cor verde. ele pode ser consumido cozido ou cru, sendo um excelente acompanhamento para pratos pesados, como os feitos à base de carne de porco.

O almeirão é considerado uma das verduras mais ricas em vitamina A. Além disso, também é rico em sais minerais, principalmente em cálcio, fósforo e ferro.

O almeirão é comprada em maços. Prefira maços com folhas menores, que são mais novas e por isso, mais tenras e menos amargas.

O almeirão, como a maioria das hortaliças de folha, estraga-se rapidamente, murchando e amarelecendo depois de colhido. Por isto, compre somente o necessário para consumo imediato, e tenha sempre o produto fresco para consumo.

Caso seja necessário guardá-lo por alguns dias, lave as folhas, escorra bem, coloque em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira. Dessa maneira, ele se conserva por 2 ou 3 dias.

O ideal é consumir o almeirão bem fresco, principalmente em saladas cruas, cortadas bem fininhas, (em pequenas quantidades, por ter sabor amargo – para diminuir esse sabor, devem ser cortados os talos e passados em água fria corrente)
Temperos que combinam; azeite, cebola, alho, pimenta, vinagre, limão, cheiro-verde.

O almeirão pode substituir hortaliças como a couve, o espinafre e a chicória. As folhas inteiras ou rasgadas são refogadas em óleo de cozinha ou azeite, e temperadas com sal, alho e pimenta a gosto. Também pode ser preparado com feijão, arroz, grão-de-bico, soja, lentilha e como recheio de bolinhos, tortas e sanduíches.

O almeirão é um ótimo acompanhamento para carne assada, lingüiça e aves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...